A concorrência e o mercado podem controlar o seu negócio

O mundo empresarial é um campo de batalha em constante evolução. A concorrência molda não apenas as estratégias comerciais, mas também o destino de cada empreendimento. Cada nova empresa que surge e cada inovação introduzida impactam não apenas os consumidores famintos por novidades, mas também todo o setor em que atuam.

No primeiro quadrimestre de 2023, ocorreram no Brasil abertura de mais de 1,3 milhão de empresas, um número que diz muito sobre a vitalidade e a diversidade do mercado. Algumas dessas empresas vieram se aventurar em novos territórios, buscando conquistar o mercado brasileiro. Neste contexto, surge um grande ponto: Como a concorrência e as dinâmicas do mercado podem influenciar e até mesmo controlar o destino de um negócio? Ao longo deste artigo, exploraremos esse assunto.

Um artigo da CNN Brasil conta que a BYD, uma montadora chinesa, foi líder mundial em vendas de veículos elétricos no final do ano passado, conseguindo superar sua concorrente Tesla, empresa de Elon Musk que até então dominava o mercado.

A BYD chegou ao Brasil em meados de 2013 e foi a partir de 2022 que seus veículos de passeio começaram a ser comercializados no país. Entretanto, o mercado de carros elétricos sente há pouco menos tempo o impacto da marca no setor. O mercado de carros elétricos no Brasil tem crescido ao longo dos últimos anos e por ser uma categoria com menos opções de veículos que as demais, as movimentações das concorrentes têm um impacto ainda maior.

Estamos vivenciando no momento a queda de valores em veículos que competem diretamente ou indiretamente com a linha de carros elétricos BYD e com a chegada de um novo modelo no Brasil, o Dolphi mini, a tendência é que o mercado reduza ainda mais seus preços.

Esse cenário é um exemplo de como as movimentações do mercado e da concorrência podem balizar o seu negócio e por essa razão é fundamental analisar constantemente ambos.

Muitas empresas, principalmente aquelas em ascensão, se esquecem de observar a concorrência e o mercado e muitas vezes no ápice do sucesso, veem seus negócios em um declínio inesperado. Um outro exemplo desse cenário são empresas que abriram seu negócio em meio ou já diante de alardes de uma pandemia e não conseguiram resistir a esse cenário.

É extremamente relevante observar cada passo de seus concorrentes, porque um passo muito bom dele pode ser o seu passo para a queda do seu negócio. Você não precisa bater na porta do seu concorrente, ou infiltrar um espião, mas sim busque compreender primeiramente o que é o seu negócio e quais seus diferenciais, desta forma poderá estar sempre inovando e possivelmente à frente da concorrência. Entenda as diferenças entre a sua empresa e a concorrência, qual fatia do setor o seu concorrente e você ainda não atendem? Como a sua empresa pode sair à frente e atender? Como é o atendimento, a experiência do cliente do seu concorrente? São perguntas e reflexões como essas que te preparam de algum modo para movimentações externas que podem impactar o seu negócio.

Desenvolva de forma recorrente análises, usando ferramentas como a Matriz SWOT também conhecida como matriz PFOA e FOFA, se houver investimento, busque empresas especializadas em estudo de mercado.

O importante é estar atento às mudanças e preparado para mudar quando necessário.

O dinamismo do mercado e a concorrência são forças que podem tanto impulsionar quanto derrubar um negócio. Observar atentamente as movimentações do mercado, entender as estratégias dos concorrentes e buscar constantemente inovação são aspectos fundamentais para se manter competitivo e adaptável em um ambiente empresarial em constante evolução. A análise contínua do cenário, aliada a uma compreensão profunda das próprias fortalezas e fraquezas, é essencial para navegar pelas turbulências e oportunidades que surgem ao longo do caminho empresarial.

Comentários

Nenhum comentário para mostrar.

Categorias

(11) 3798-3541

Avenida Marquês de São Vicente, 576 cj. 904 e 905
Barra Funda – São Paulo – SP