Cuidado com o robô!

Dia desses, ouvindo o relato de um profissional da área, ele comentou sobre um caso de suas prospecções. Ele contou sobre um lead que estava sendo abordado pelo LinkedIn, mas que visualizou as mensagens do SDR e não respondeu a nenhuma delas. No entanto, ao obter acesso ao contato de WhatsApp divulgado pelo próprio lead em suas redes, o SDR entrou em contato por esse canal e descobriu que o lead não respondeu às mensagens anteriores porque acreditou estar interagindo com um robô.

Você responderia a um robô?

Concordamos que a automatização no mundo das vendas otimiza diversas tarefas, mas é preciso ter cuidado, pois essa mesma automatização pode prejudicar a experiência dos “prospectados”, que inclusive em algum momento pode ser você.

Diante disso, surge a pergunta: como automatizar sem perder a humanização do processo?

1) É importante ressaltar que não é apenas o fato de o lead pensar que está interagindo com um robô que o leva a não responder. Existem diversas objeções que podem ser superadas com uma boa copywrite. No final das contas, o lead não quer se sentir apenas mais um recebendo mensagens automáticas e genéricas, sem considerar suas dores e desafios. Portanto, crie uma copywrite que aborde as necessidades e preocupações do lead, em vez de focar apenas em destacar como sua empresa é maravilhosa e tem todas as soluções para seus problemas.

2) É fundamental adotar uma cadência de contato humanizada. A automatização é útil, mas tem seus limites! É necessário demonstrar ao lead, em algum momento, que você não é um robô. Inclua ligações na sua cadência de contato, especialmente para aqueles leads que demonstrarem interesse, mesmo que de forma indireta, como evidenciado pelas aberturas dos e-mails enviados. Estabeleça uma comunicação real com o lead e esteja disposto a ouvi-lo.

3) Não se acomode! A tecnologia está aqui para nos auxiliar, mas não espere que ela faça tudo por você. Dedique-se individualmente a cada lead, buscando entender quem ele é, o que faz e até mesmo o que pensa. Construa rapport e crie uma conexão genuína com seu lead, pois nenhuma ferramenta pode fazer isso melhor do que você. Invista tempo em pesquisar sobre o lead, para mostrar que ele não é apenas mais uma pessoa em seu pipeline.

4) Terceirize seu processo de prospecção com a gente. Simples assim. A automatização e o auxílio de robôs são importantes, mas jamais perca a humanização em seus processos de vendas.

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